top of page
IMG_7011_edited.jpg

É  M E L ,
É  M E D R O N H O
D A  S E R R A .

 

S W  A L E N T E J O

COLHEITA MANUAL DE MEDRONHO MADURO. FERMENTAÇÃO NATURAL E DESTILAÇÃO LENTA EM ALAMBIQUE DE COBRE COM FOGO DE LENHA.

NATURAL COMO ÁGUA,

ARDENTE QUE NEM SONHO.

​À NOSSA!

À AGUARDENTE DE MEDRONHO.

DSC_1084.JPG

Para quem mora ou visita a Costa Alentejana e Vicentina, é impossível não provar medronho.

 

Assim começam todas as histórias de medronho, com um tirinho de aguardente, depois da refeição, ou antes … 
 

Se aprecia uma bebida generosa, com corpo e história, não há melhor que um bom medronho. Um destilado com alma e totalmente artesanal. Feito exclusivamente de fruta, tempo e fogo.

DSC_7733.JPG

É em S. Teotónio que a história cria raízes, através de pessoas maravilhosas que têm a gentileza de abrir as portas ao mundo ancestral do medronho.

Tudo começou com um convite para a apanha e o primeiro balde de medronhos vermelhos.

 

O feitiço estava lançado.

istockphoto-1205995946-1024x1024_PANTONE7743.png

Em 2015 adquire-se um pedaço de terra. Às primeiras horas da manhã, antes de ir para o trabalho já me embrenhava no mato em busca do fruto prometido. Os anos seguintes seriam de exploração e experimentação.

IMG_6641.JPG
DSC_8985.JPG

Tive os meus Mestres destiladores, que da sua infinita paciência e sabedoria partilharam a arte de produzir aguardente de medronho, reunindo família e amigos num processo ancestral fortemente enraizado na cultura desta região.

 

Quem nunca foi a uma destila?

IMG_3660.jpg

Em 2019 e 2020 é produzido medronho na destilaria construída através da recuperação de uma antiga casa em taipa no terreno adquirido a meias.

 

Já dizia a minha avó que ‘meias só para as pernas’. Vendi a minha parte deste projecto e segui caminho, rumo ao futuro.

MdS_Logo_2Cores-01.png

Nasce assim a marca Medronho da Serra, com a a ambição de contribuir para a divulgação, valorização e notoriedade de uma bebida nacional com forte carácter e identidade, obtida exclusivamente de frutos maduros do medronheiro, uma espécie endémica do Mediterrâneo e que constitui uma excelente alternativa económica para a floresta e para estes vastos territórios rurais.

IMG_1583.jpg

A fruta do Medronho da Serra é hoje proveniente de vários terrenos do Concelho de Odemira, onde se investiu na limpeza da floresta e recuperação de medronhais espontâneos, num processo contínuo e ao ritmo da própria natureza.

3AEC7752-2A56-41F7-9C8B-CEAA43D6B62D.JPG

Por agora a nossa aguardente de medronho é produzida numa destilaria parceira que nos ajuda a vencer este tempo de novos desafios.

 

Esta é uma história em construção.
 

bottom of page